Os pratos típicos do México surgiram através das práticas culturais dos povos pré-colombianos, em especial os astecas, que também adquiriram, posteriormente, certos costumes dos colonizadores espanhois, no século XVI, principalmente com a utilização de especiarias.
Eles chegaram ao continente, na cidade de Tenochtitlán, conhecida hoje como Cidade do México, e verificaram que os povos consumiam pratos com milho, tais como a tortilla com feijão e ervas. Posteriormente, os colonos inseriram na culinária, alimentos como vinho, carne de vaca e arroz. Além disso, eles trouxeram animais, especiarias, temperos, frutas e vegetais.
Geralmente, o tipo de comida feita pelos mexicanos, adquire um sabor marcante, com temperos característicos da comida típica do país. A maioria dos ingredientes é de origem pré-colombiana, mas foram adicionadas, mais tarde, misturas que incrementaram o cardápio mexicano. Por exemplo, na Quesadilha, o queijo, a carne de vaca, de frango ou de porco foram trazidos pelos europeus, já o milho, do qual é produzida a tortilla, e o chilli são produtos tradicionais mexicanos.
A alimentação, em outras partes da América Central, irá variar de acordo com as influências e povos de outros locais que introduziram seus costumes. Um tipo de culinária que surgiu a partir da mexicana foi a tex-mex, que reúne os sabores do estado do Texas, nos Estados Unidos, com o México.
A comida mexicana é muito popular, inclusive, é considerada Patrimônio Intangível da Humanidade, pela Unesco, desde 2010, por causa de técnicas como a nixtamalização - processo pelo qual se cozinha e macera o milho -, além de outras práticas utilizadas na agricultura e a composição de ingredientes, da época pré-hispânica. No Brasil e no mundo existem muitos restaurantes de comida mexicana, que é um tipo de culinária que pode ser reproduzida até em casa.
Principais Itens Consumidos no México
Milho ♦ Feijão ♦ Cacau ♦ Tomate ♦ Carnes ♦ Frango ♦ Cebola ♦ Pimenta ♦ Alho ♦ Abacate.
O milho, chamado de maíz, foi um dos alimentos que sobreviveu as influências dos espanhóis, sendo um dos principais alimentos para a confecção de pratos mexicanos. Seu consumo pode ser fresco, seco ou preparado como uma massa utilizada na criação de pratos, tais como o tamales, um tipo de pamonha feita no México, e as tortillas. Além da bebida atoles constituída de farinha de milho.
O feijão (frijoles) também é um dos principais itens que fazem parte da culinária. Com alto valor nutricional, são feitas receitas onde ele é servido como um purê, com pouco caldo, ou mesmo frito, na banha de porco ou no óleo. Pode ser usado como ingrediente para a produção de sopas e molhos.
Já a pimenta (chilli), é um ingrediente marcante da culinária mexicana, um condimento milenar que pode ser adicionado a molhos que acompanham uma diversidade de pratos típicos. Uma variedade delas são acrescentadas, desde as mais suaves e doces às mais apimentadas.
E, por último, o chocolate. Mais propriamente uma bebida do que um doce, era previlégio consumi-lo, pois era uma bebida nobre e funcionava também como dinheiro. Uma curiosidade é que o Imperador Moctezuma, um governante asteca, procurava sempre bebê-lo com chilli, especiarias ou mel para ter mais vitalidade.
Pratos Típicos do México Os pratos mais tradicionais dessa culinária são:
Guacamole É um prato popular do México feito com abacate, pimenta, cebola, tomate, dentre outros temperos. Pode ser consumido com nachos ou utilizado como recheio para vários pratos.
Chilli con Carne É um prato tradicional feito com feijão e molho de tomate com pimenta.
Tortillas As tortillas são discos feitos com milho ou trigo. Elas podem ser de vários tipos de acordo com os recheios:
Quesadilla - um tipo de tortilla com recheio de queijo;
Enchillada - tortilla com recheio de frango, carne moída ou queijo, cozinhada no molho de pimenta (chilli);
Tostada - é uma tortilla frita com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e molho de coentro;
Panucho - tortilla frita com purê de feijão;
Tacos - tortilla com recheio de carne, pode ser de porco, assada no espeto.
Burrito - tortilla enrolada com recheio de queijo, tomate, feijão, chilli, carnes, dentre outros.
Nachos - tortillas crocantes com formato de triângulo, semelhante ao doritos (um tipo de salgadinho que surgiu nos Estados Unidos) usadas para comer com molhos diversos, tais como guacamole e chilli com carne.
Mole Poblano É um tipo de molho mexicano criado com chocolate e pimenta, sendo muito consumido pelos mexicanos em eventos como casamento e festas de aniversário. Pode ser feito com frango.
Pozole É uma sopa feita com milho e carne de porco, tradicional de datas como o Natal.
Cochinita Pibil Prato formado por carne de porco, com tempero composto por laranja, cebola roxa e molho achiote. O prato é cozido no forno de terra. Sua origem é de Yucatán.
Bebidas Mexicanas A população mexicana aprecia muito suas bebidas típicas, sendo um país muito conhecido por causa desse consumo. Uma das principais é a Tequila, além do Mescal (bebida tomada com um verme vivo no copo), e Pulque, todas fabricadas a partir de uma planta chamada agave.
As bebidas variam de acordo com o lugar que foram criadas e são feitas principalmente com milho, álcool da cana, casca de árvores ou ervas. Um ótimo estimulante utilizado em festas e rituais sagrados, as bebidas foram sendo passadas de geração para geração. Outras bebidas populares são: bebidas à base de chocolate, cervejas do México e aguardente.
Aguarde no próximo post uma receita de um prato típico!!!