sábado, 28 de maio de 2016

Receita : Dieta mediterrânea

Dieta mediterrânea: frango assado com tomates e queijos





Um prato colorido e prático baseado da famosa dieta mediterranea.

Ingredientes 

 

2 pimentões sem sementes e picados
1 cebola roxa picada
azeite de oliva
4 peitos de frango com pele
150g de ricota temperada
200g de tomatinhos cereja
azeitonas pretas

Preparaçao


Pre aqueça o forno a 180 graus. Misture em uma assadeira os pimentões e as cebolas com bastante azeite. Leva ao forno e cozinhe por 10 minutos.
Enquanto isto, cuidadosamente levante a pele do peito de frango, mas não tire a pele completamente. Coloque uma quantidade de ricota temperada debaixo da pele, volte com a pele por cima, regue com o azeite, sal e pimenta do reino e coloquei no forno junto com os tomates e azeitonas. Cozinhe por 25 a 30 minutos ou mais até os frangos ficarem dourados e bem cozidos. Sirva com batatas cozidas se preferir.

401 calorias.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Sobre a Dieta Mediterrânea



Você sabia que o consumo de pratos da culinária mediterrânea pode evitar cerca de 30% das mortes por ataque cardíaco, derrames e doenças cardiovasculares em geral? Estas são descobertas recentes de pesquisas como a da universidade de Barcelona. Mas a questão é: você sabe como colocar em prática a dieta mediterrânea?

Dieta Mediterrânea

Dieta mediterrânea é baseada na alimentação dos países que formam a região do mediterrâneo como Itália, Espanha, Grécia, Egito, Líbia, Marrocos, Turquia e Líbano, países banhados pelo mar Mediterrâneo. Estes países, mesmo com condições políticas e culturas tão distintas compartilham uma série de hábitos alimentares muito semelhantes, em grande parte por causa do clima, temperatura e condições do solo que influenciam diretamente na agricultura do local.

O cardápio mediterrâneo se caracteriza por uma abundância de consumo de alimentos como frutas, cereais, leguminosas, verduras, hortaliças, amêndoas, azeitonas, nozes, peixes, leite e derivados (iogurtes e queijos), azeite de oliva e uma variedade de ervas de cheiro que dão cor e sabor especial a comida. Além do hábito de tomar uma taça de vinho acompanhando as refeições. O baixo consumo de carnes vermelhas, produtos industrializados e doces, alimentos gordurosos e açúcar também são característica desta dieta.

Benefícios da dieta mediterrânea
 
O princial benefício da dieta mediterranea é a promoção da saúde, além de:
Reduzir riscos de doenças do coração e derrames

Perda de peso
Com Dieta do Mediterrâneo, dá para perder 5 quilos por mês (segundo alguns especialistas, mas é preciso acompanhamento nutricional e claro, a prática de exercícios físicos regulares).

Pirâmide da dieta 
 


Pirâmide da Oldways, da Universidade de Harvard

A pirâmide alimentar desta dieta do mediterrâneo sugere a proporção que devemos consumir de cada alimento. Siga algumas dicas:
Frutas, Vegetais, grão, Azeite de Oliva, Feijão, Castanhas, Ervas e sementes

Estes alimentos devem fazer parte da sua alimentação diária.

Peixes e frutos do mar

A sugestão é consumir de 2 a três vezes por semana. Peixes são importantíssimos, mas não é qualquer peixe. Os cientistas recomendam consumir de três a quatro porções semanais de pescada, tilápia, sardinha e salmão grelhados ou no forno. Peixe frito não vale! Carne vermelha e frango podem entrar esporadicamente no cardápio.

Iogurtes e derivados de leite

Leites, queijos e iogurtes podem e devem fazer parte do cardápio diário da dieta mediterrânea, no entando dê preferência a queijos brancos, leite semi desnatado e iogurte natural.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Pastel de Belém - Culinaria lusitana

Receita de Pastel de Belém




Ingredientes da Receita de Pastel de Belém



300g de farinha de trigo
250g de manteiga
Sal a gosto
Água
Recheio:
500 ml de nata
9 gemas
10 colheres (sopa) de açúcar

Como Fazer Pastel de BelémModo de Preparo:

 

Misture a farinha e o sal. Acrescente água aos poucos até ligar a massa.
Dividir a manteiga em 3 partes.
Abrir a massa e espalhar sobre ela 1 parte da manteiga, enrolar e abrir novamente.
Repetir a operação mais duas vezes.
Deixar descansar por 20 minutos.
Corte a massa em quadradinhos e forre as forminhas.
Recheio:
Leve ao fogo, em banho maria, as gemas batidas com o açúcar e a nata, mexendo até engrossar.
Deixe amornar e encha as forminhas até a metade.
Leve ao forno até dourar.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Comidas típicas de Portugal



A história e os alimentos

O tamanho territorial de Portugal é completamente desproporcional a sua vasta cultura gastronômica. Isso se deve a grande tradição portuguesa e sua história que já remonta quase 10 séculos. Foram muitos povos de diferentes regiões do globo que influenciaram a sua culinária local: os fenícios, os romanos, os mouros, dentre outros. A culinária de Portugal se intensificou mais ainda com a Era dos Descobrimentos.



Portugal foi uma grande potência naval. Durante esse período, os navegantes trouxeram para o país diversos alimentos diferentes aos olhos e costumes dos portugueses. O período foi extremamente importante para ser criada uma culinária com um caráter nacional. As especiarias trazidas e adotadas, passaram a ser misturadas com os alimentos já existentes e consumidos pelo povo português. 

comidas típicas de portugal

Muitos temperos e sabores agridoces vieram nas velas de Infante D. Henrique e seus homens. Entre esses alimentos estão por exemplo pimenta, canela, e a noz moscada. A base da culinária ali existente era a gastronomia herdada dos romanos, por tradição Mediterrânea. O vinho - devido ao cultivo de uva dos romanos -, o pão e o azeite eram ali consumidos.

comidas portuguesas

Outra grande fonte tradicional da comida obtida no país é o mar. Como não poderia deixar de ser, já que muitos pratos portugueses conhecidos no mundo todo são feitos com peixes e frutos do mar. Entre esses alimentos que compõem diversas comidas típicas portuguesas estão os maricos, o berbigão, o mexilhão, as conquilhas, e talvez o mais consumido e conhecido, o bacalhau.

bebidas de portugal

A doçaria portuguesa também é muito apreciada. A maioria dos doces foram originários dos conventos no século 16. Uma das bases para o preparo de muitos doces são os ovos. Contudo, também podemos encontrar alguns feitos com caramelo, chocolate, e massas como o pão de ló.

No ano de 1977 Portugal adotou a Roda dos Alimentos. A maioria dos países utilizam a pirâmide alimentar, embora seja alvo de muitas críticas de especialistas devido ao seu modelo hierárquico. Isso faz com que se dê mais importância a alguns alimentos do que outros, o que não deve ocorrer, já que todos têm a mesma relevância.


comidas lusitanas


São tantas variedades de alimentos que é impossível não querer fazer um tour gastronômico por lá. Além disso, podemos apreciar essa boa comida ao mesmo tempo em que visitamos os diversos pontos turísticos de Portugal.

Pratos típicos portugueses

Açorda de Mariscos
A receita é feita com alguns mariscos como camarão, berbigão e amêijoas (moluscos lamelibrânquios) . São preparados separadamente, e após isso é acrescentado pão, calda de peixes, ovos e temperos. A açorda fica com uma aparência deliciosa, como pode-se ver na foto. 

gastronomia portuguesa

Alheira de Mirandela
Para quem não sabe, a alheira é um enchido que pode ser preparado com vários alimentos, como aves, pão de trigo, carne, gordura de porco, etc. Foi inventada pelos judeus para fugir da inquisição. É em formato cilíndrico e seu contorno lembram o desenho de uma ferradura. O invólucro usado na preparação é uma tripa natural de porco ou boi.


Arroz de Pato
Os ingredientes usados para preparar esse prato já demonstram o quão saboroso ele pode ser: bacon defumado, carne de pato, presunto, arroz e chouriço. A carne de pato é cozida juntamente com o presunto e o bacon numa panela grande com água, depois o arroz é preparado com essa mesma água. Depois as carnes são desfiadas e misturadas ao arroz.


Bacalhau
O bacalhau é um dos alimentos mais consumidos no país, e por isso dele se originaram diversos pratos diferentes. Só para citar alguns: Bacalhau à Brás, Bacalhau com Curry, Posta de Bacalhau Cozido, Bacalhau à Milú, Bacalhau com Natas, Bacalhau à Minhota. É um alimento amplamente difundido, e muito consumido também no Brasil, principalmente na semana santa dos católicos.

pratos tradicionais

Caldo verde
Para se preparar um caldo verde precisa-se de batatas, caldo de galinha ou de carne, azeite, paio, linguiça (aqui no Brasil conhecida como linguiça portuguesa), couve e água. O preparo é parecido com o cozimento de uma sopa, e o sabor é único.


pratos

Cozido à portuguesa
É feito com uma grande quantidade de vegetais, carnes e enchidos. Não existe uma forma correta de preparo desse cozido. Mesmo em Portugal a receita varia de região para região, já que ela pode ser encontrada em todo país. Com a água do cozido é comum fazer uma sopa onde é acrescentado pão, arroz e outros ingredientes.

culinária

Feijoada Portuguesa
Basicamente é muito parecida com a feijoada brasileira, o que muda é a adição de alguns ingredientes como chouriço de carne, chouriço de sangue, ovos, tomates, etc. O feijão usado pode ser seco, o manteiga, catarino ou encarnado. 


alimentos de portugal

Pastel de Santa Clara
Trata-se de um pastel muito apreciado em todo país, que possui uma massa folheada e recheio de gemas. São adicionadas amêndoas e nozes moídas, e também algumas gotas de limão. Em alguns casos o pastel é polvilhado com açúcar de confeiteiro.

comidas tradicionais

Pudim Abade de Priscos
Esse doce lusitano que é um dos doces típicos mais conhecidos do país, e um dos únicos que o famoso Abade de Priscos deixou para o público. É um pudim feito com toucinho, canela, vinho, limão e caramelo. Trata-se de um dos finalistas de um famoso concurso, para escolher as 7 maravilhas da cozinha portuguesa.

comidas típicas lusitanas


sábado, 14 de maio de 2016

Rceita de Guacamole



Receita de Guacamole


Ingredientes

2 abacates
2 tomates cortadas em cubos (retirar pele e semente)
1 dente de alho
1 cebola média
pimenta malagueta (pode ser utilizado outros tipos como a calabresa, dedo de moça ou pimenta de cheiro)
2 limões (fazer um suco sem adicionar açúcar)
1 colher de sopa de coentro
sal

Modo de Preparo

Retire a polpa do abacate e coloque em um vasilha. Reserve;
Adicione os tomates, a cebola, o alho, a pimenta cortadinha ao abacate e misture até se transformar em um purê;
Use o limão, o sal e o coentro para temperar.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Curiosidades: Sobre a comida mexicana

  

Os pratos típicos do México surgiram através das práticas culturais dos povos pré-colombianos, em especial os astecas, que também adquiriram, posteriormente, certos costumes dos colonizadores espanhois, no século XVI, principalmente com a utilização de especiarias.

Eles chegaram ao continente, na cidade de Tenochtitlán, conhecida hoje como Cidade do México, e verificaram que os povos consumiam pratos com milho, tais como a tortilla com feijão e ervas. Posteriormente, os colonos inseriram na culinária, alimentos como vinho, carne de vaca e arroz. Além disso, eles trouxeram animais, especiarias, temperos, frutas e vegetais.

Geralmente, o tipo de comida feita pelos mexicanos, adquire um sabor marcante, com temperos característicos da comida típica do país. A maioria dos ingredientes é de origem pré-colombiana, mas foram adicionadas, mais tarde, misturas que incrementaram o cardápio mexicano. Por exemplo, na Quesadilha, o queijo, a carne de vaca, de frango ou de porco foram trazidos pelos europeus, já o milho, do qual é produzida a tortilla, e o chilli são produtos tradicionais mexicanos.

A alimentação, em outras partes da América Central, irá variar de acordo com as influências e povos de outros locais que introduziram seus costumes. Um tipo de culinária que surgiu a partir da mexicana foi a tex-mex, que reúne os sabores do estado do Texas, nos Estados Unidos, com o México.

A comida mexicana é muito popular, inclusive, é considerada Patrimônio Intangível da Humanidade, pela Unesco, desde 2010, por causa de técnicas como a nixtamalização - processo pelo qual se cozinha e macera o milho -, além de outras práticas utilizadas na agricultura e a composição de ingredientes, da época pré-hispânica. No Brasil e no mundo existem muitos restaurantes de comida mexicana, que é um tipo de culinária que pode ser reproduzida até em casa.

Principais Itens Consumidos no México 
 
 Milho ♦ Feijão ♦ Cacau ♦ Tomate ♦ Carnes ♦ Frango ♦ Cebola ♦ Pimenta ♦ Alho ♦ Abacate.

O milho, chamado de maíz, foi um dos alimentos que sobreviveu as influências dos espanhóis, sendo um dos principais alimentos para a confecção de pratos mexicanos. Seu consumo pode ser fresco, seco ou preparado como uma massa utilizada na criação de pratos, tais como o tamales, um tipo de pamonha feita no México, e as tortillas. Além da bebida atoles constituída de farinha de milho.

O feijão (frijoles) também é um dos principais itens que fazem parte da culinária. Com alto valor nutricional, são feitas receitas onde ele é servido como um purê, com pouco caldo, ou mesmo frito, na banha de porco ou no óleo. Pode ser usado como ingrediente para a produção de sopas e molhos.

Já a pimenta (chilli), é um ingrediente marcante da culinária mexicana, um condimento milenar que pode ser adicionado a molhos que acompanham uma diversidade de pratos típicos. Uma variedade delas são acrescentadas, desde as mais suaves e doces às mais apimentadas.

E, por último, o chocolate. Mais propriamente uma bebida do que um doce, era previlégio consumi-lo, pois era uma bebida nobre e funcionava também como dinheiro. Uma curiosidade é que o Imperador Moctezuma, um governante asteca, procurava sempre bebê-lo com chilli, especiarias ou mel para ter mais vitalidade.

Pratos Típicos do México

Os pratos mais tradicionais dessa culinária são:

Guacamole

É um prato popular do México feito com abacate, pimenta, cebola, tomate, dentre outros temperos. Pode ser consumido com nachos ou utilizado como recheio para vários pratos.

Chilli con Carne

É um prato tradicional feito com feijão e molho de tomate com pimenta.

Tortillas

As tortillas são discos feitos com milho ou trigo. Elas podem ser de vários tipos de acordo com os recheios:
Quesadilla - um tipo de tortilla com recheio de queijo;
Enchillada - tortilla com recheio de frango, carne moída ou queijo, cozinhada no molho de pimenta (chilli);
Tostada - é uma tortilla frita com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e molho de coentro;
Panucho - tortilla frita com purê de feijão;
Tacos - tortilla com recheio de carne, pode ser de porco, assada no espeto.
Burrito - tortilla enrolada com recheio de queijo, tomate, feijão, chilli, carnes, dentre outros.
Nachos - tortillas crocantes com formato de triângulo, semelhante ao doritos (um tipo de salgadinho que surgiu nos Estados Unidos) usadas para comer com molhos diversos, tais como guacamole e chilli com carne.

Mole Poblano

É um tipo de molho mexicano criado com chocolate e pimenta, sendo muito consumido pelos mexicanos em eventos como casamento e festas de aniversário. Pode ser feito com frango.

Pozole

É uma sopa feita com milho e carne de porco, tradicional de datas como o Natal.

Cochinita Pibil
Prato formado por carne de porco, com tempero composto por laranja, cebola roxa e molho achiote. O prato é cozido no forno de terra. Sua origem é de Yucatán.

Bebidas Mexicanas
A população mexicana aprecia muito suas bebidas típicas, sendo um país muito conhecido por causa desse consumo. Uma das principais é a Tequila, além do Mescal (bebida tomada com um verme vivo no copo), e Pulque, todas fabricadas a partir de uma planta chamada agave.

As bebidas variam de acordo com o lugar que foram criadas e são feitas principalmente com milho, álcool da cana, casca de árvores ou ervas. Um ótimo estimulante utilizado em festas e rituais sagrados, as bebidas foram sendo passadas de geração para geração. Outras bebidas populares são: bebidas à base de chocolate, cervejas do México e aguardente.

Aguarde no próximo post uma receita de um prato típico!!!

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Scones - Bolachas típicas da Inglaterra

As receitas típicas da Inglaterra podem ir do pratos com peixes e frutos do mar aos doces mais sofisticados. Herança de muitos séculos como uma potência mundial. Veja abaixo algumas receitas dos mais saborosos quitutes ingleses.
Aprenda a fazer esta receita típica dos ingleses.

Scones (bolachas típicas da Inglaterra) 







Ingredientes


1 colher (chá) de fermento em pó
7 colheres (sopa) de leite
225 gramas de farinha de trigo
50 gramas de margarina
25 gramas de açúcar
Modo de preparo:

Modo de preparo


Pré-aqueça o forno em 220ºC.
Peneire a farinha e o fermento em uma tigela.
Com uma colher de madeira, misture todos os ingredientes até formar uma massa fofa.
Polvilhe uma tábua de madeira (ou na ardósia) e abra a massa deixando-a sem gomos.
Abra a massa até 1,5 cm de espessura e corte (no formato que desejar).
Coloque os pedaços na forma e pincele com leite.
Deixe assar por 12 a 15 minutos ou até dourarem.
Serva quente, com manteiga ou geleia.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Receita de Feijoada


As comidas típicas do Rio de Janeiro já tiveram no prato de todo brasileiro. A feijoada é a referencia em gastronomia no estado. O prato símbolo nacional, foi muito consumido pelos cariocas durante toda a história do Rio de Janeiro, fato que fez com que surgisse uma receita própria, ao estilo do estado.




Ingredientes da Receita de Feijoada



500g de feijão preto
2 colheres de sopa de óleo
Sal e pimenta do reino
Salsa e cebolinho picados
1 cebola picada
2 tomates picados.
200g de toucinho defumado
2 paios
200g de charque
400g de peito

Como Fazer Feijoada

Modo de Preparo:

No dia anterior coloque o feijão de molho na água.
No dia seguinte, mude a água e leve ao fogo.
Afervente as carnes defumadas, para retirar o excesso de sal.
Parta as carnes em pequenos pedaços e reserve.
Tempere a carne de peito com pouco sal e pimenta do reino.
Aqueça o óleo, refogue a cebola, os temperos verdes e os tomates.
Junte as carnes e refogue.
Junte tudo ao feijão e cozinhe até amolecer.
Sirva com arroz branco e farinha de mandioca, e não esqueça da laranja pra acompanhar.